sábado, 23 de abril de 2011

Para os professores

  • As bolas de papel na cabeça, as inúmeras provas para se corrigir, as críticas, as noites mal dormidas... Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho: Tornar possíveis os sonhos do mundo. Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos.

  •  Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
  • Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.
  • Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimenta-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo toda a vida.
  • O professor não ensina, mas arranja modos de o próprio aluno descobrir. Cria situações-problemas.
  • "O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
    Um aluno dorme,
    Cansado das canseiras desta vida.
    O professor vai sacudi-lo?
    Vai repreende-lo?
    Não.
    O professor baixa a voz,
    Com medo de acorda-lo."
  • A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.
  • Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.
  • Cada fracasso ensina ao homem que tem algo a aprender.

  • Mestre é aquele que caminha com o tempo,
    propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria.
    Mestre é aquele que estende a mão, e encaminha
    para a aventura da vida. Não é o que ensina fórmulas,
    regras, raciocínios, mas o que questiona
    e desperta para a realidade.
    Não é aquele que dá o seu saber,
    mas aquele que faz germinar o saber do discípulo.
    Mestre és tu, meu professor amigo,
    minha professora amiga, que compreendes,
    me estimular, me comunicas e me
    enriqueces com a tua presença, teu saber e tua ternura.
    Eu serei sempre um discípulo teu na escola da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário