quarta-feira, 1 de junho de 2011

Versos para crianças


  • Doce sorriso, alegre indagar,
Olhos perdidos,
Sempre a buscar.
.
Actos sensatos, actos impensados,
Actos sem porquês,
Na busca de entender.
.
Amarga tristeza,
Ao ver adultos, que não compartilham
Deste doce sorriso e alegre indagar.
.
Ah , criança ..., doce sorriso, alegre indagar,
Olhos perdidos,
Sempre a buscar, que há de encontrar?
  • "Nesta vida pode-se aprender três coisas de uma criança:
Estar sempre alegre;
nunca ficar inactivo;
e, chorar com força por tudo aquilo que se quer."

  • Ser criança é dureza-
Todo mundo manda em mim-
Se pergunto o motivo,
Me respondem "porque sim".

Isso é falta de respeito,

"Porque sim" não é resposta,
Atitude autoritária
Coisa que ninguém gosta!

Adulto deve explicar

Para criança compreender
Esses "podes" e "não podes",
Para aceitar sem se ofender!

  • Criança exige carinho,
E sim! Consideração!
Criança é gente, é pessoa,
Não bicho de estimação!
  • Quando as crianças brincam
Eu as oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar
E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.
[...]
(Pessoa, 1965, p.169)

Sem comentários:

Enviar um comentário